26 fevereiro 2015

"semeando a terra nas margens do Rio Zêzere"


 Durante semanas acordei com o cantar do galo. Mergulhei sobre a terra. Fresei e semeei os campos, não com as alfaias agrícolas, mas com as minhas ferramentas de trabalho: as mãos, os tecidos, as agulhas e os fios. 

 Em gestos contínuos, persistentes, minuciosos e cuidados, era como se estivesse, eu mesma, a semear também a superfície destas almofadas. 

 Em breve, já em Maio, será apresentado o novo Projecto da ADXTUR, intitulado “Agricultura Lusitana” e que integrou diversos Autores/Artistas/Artesãos Nacionais, que estarão presentes através das suas obras, na EUNIQUE- Internationale Messe für Angewandte Kunst & Design - Feira Internacional de Art & Design, em Karlsruhe. Eu integrei de novo este fantástico grupo de Criadores e para a concretização deste novo desafio, embora deslocada do território das Aldeias do Xisto, a forma que encontrei, para desta vez me aproximar deste lugar para a criação da minha peça, estabeleci-a viajando pelas imagens aéreas adquiridas à distância de um clique. Assim nasceram almofadas intituladas “semeando a terra nas margens do Rio Zêzere”. Para já aqui fica apenas este apontamento para sinalizar mais um projecto concretizado. Durante semanas foi assim que me senti, uma verdadeira agricultora, percorrendo com os dedos e os fios de linhas, quilómetros de terra lavrada.

06 fevereiro 2015

Encontro - objectos têxteis na Livraria Centésima Página I BRAGA


 Este projecto de Design e Criação de Personagens de Pano, está quase a completar 10 anos de existência. Durante o mês de Fevereiro e Março, regresso com algumas das minhas criações ao espaço da Livraria Centésima Página, onde em 2005 apresentei pela primeira ao público este meu projecto, onde os têxteis eram e continuam a ser protagonistas na minha linguagem plástica. 

 Num percurso de encontros e reencontros, esta mostra de trabalhos reforçam esta linguagem dos afectos materializada nas silhuetas das personagens de pano que nos continuam a encantar através do seu olhar terno e sonhador. 

[na imagem. enamorados. duas personagens que se abraçam ligando-se por um singelo coração perfumado de alfazema natural]

05 fevereiro 2015

uma aventura prestes a começar...


 em breve, o universo de criação artística que habita cada uma das páginas deste livro-objecto, vão saltar para uma nova etapa do processo de criação. a concepção deste projecto vai começar não tarda nada e vão ser muitas horas de trabalho e criação até que “Descobridores” possam ganhar forma e abraçar o público. A peça irá estriar em Outubro, numa cidade perto da capital, mas muito mais não devo revelar para já. 

 este desafio foi-me lançado pela Filipa Mesquita da Campanhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora a quem mando um grande abraço e com entusiasmo e muita alegria daremos em breve inicio às várias etapas de concepção artística deste novo projecto. uma aventura que começou aqui, neste livro-objecto que para sempre irei guardar como um marco desta nova etapa do meu trabalho. // GALERIA