30 setembro 2014

uma enorme aventura a viver dentro de um livro-objecto


 por estes dias super concentração e dedicação para conceber este livro-objecto que irá apresentar o universo de criação artística (cenários, figurinos e personagens) que irei conceber para um novo projecto que me foi lançado por uma Companhia de Teatro. recebi o convite com entusiasmo e o desafio lançado será desenvolvido ao longo de várias etapas.

 em tempos desenvolvi projectos para o teatro mas este marca sem dúvida uma nova etapa na minha vida diferenciada pela maturidade estética e técnica adquirida ao longo destes anos de trabalho. é muito bom acreditarem em nós para uma aventura como esta e graças a estes projectos posso continuar a caminhar pelos trilhos que elegi. fazer do caminho das "artes" a minha forma essencial de vida.

 [embora entusiasmada e feliz não consigo deixar de fazer esta pequena anotação. esta é e sempre será a minha forma essencial de vida, uma forma de vida tão válida e "séria" como qualquer outra actividade profissional. porque nos tempos que correm ainda existem pessoas que acham que só estamos a ocupar o tempo... esta foi a minha opção. tive outras tão "sérias" quanto esta mas escolhi este caminho e este é o meu trabalho. é ele que me traz comida para a mesa. não vivo de ar e vento e não faço isto só para ocupar o tempo. licenciei-me e continuo a investigar, a pesquisar, a aperfeiçoar as técnicas de trabalho. dedico a minha vida a tudo isto de corpo e alma e procuro ser fiel a mim mesma como artista e à forma como percepciono o mundo à minha volta. desculpem esta pequena nota em forma de desabafo porque às vezes sinto-me cansada de escutar as mesmas coisas ou pior de nos fazerem sempre os mesmos pedidos esperando tudo em troca de nada. obrigada a todos que acreditam no valor e na qualidade do que fazemos e nos entregam nas mãos trabalhos que nos permitem continuar em frente.] // GALERIA

22 setembro 2014

por cima da minha cabeça...


 ontem o céu esteve simplesmente assombroso. belo. quem não viu? um arco-iris quase a formar-se além... as cores e a luz do céu simplesmente extraordinárias. o sol que pousava no lado oposto da luz que brilhava com intensidade por detrás daquelas nuvens. fiquei assim de cabeça para cima a contemplar este cenário. e eu estava bem por debaixo dele. preparei algumas imagens para partilhar na minha galeria. não tenho uma grande máquina fotográfica mas tenho uma óptima máquina fotográfica. um dia quero ter uma máquina a sério. já disse isso tantas vezes. já me disseram isso tantas vezes. mas esta será sempre a minha primeira máquina fotográfica (digital) e com a qual já fiz fotografias fabulosas e que adoro! 

[I don't have a big camara but i have a great camara!]

19 setembro 2014

um vaso da sorte


 ao sair de casa escutei: “- a menina já viu o que puseram ali no lixo?” nem esperei um segundo, peguei no saco e trouxe-o comigo. estes trevos de quatro folhas já têm casa nova. tentar perceber porque ouve alguém que deitou este “vaso da sorte” ao lixo com vaso e tudo... porque simplesmente não plantou no jardim da rua. num canto ou canteiro onde não encomendasse ninguém, onde as plantas pudessem crescer tranquilas e alegrar alguém que passasse perto e achasse que tinha encontrado a sorte nesse dia? eu trouxe o vaso comigo para casa. só me resta agradecer. muito obrigada ao senhor ou à senhora! 

18 setembro 2014

enquanto a chuva cai lá fora...


 a chuva caiu todo dia lá fora. hoje, decidi ficar em casa no quentinho, longe do vento e da chuva. o matias passou o dia sempre por perto a pedir mimo. ia ao quarto lá vinha ele. ia à cozinha lá vinha ele. ia para aqui e acolá e lá ia e vinha ele sempre atrás de mim. ainda me levantei para ir à janela espreitar a chuva que caía lá fora e o matias vinha-se colocar nos meus pés. passei o dia por casa a trabalhar para o Calendário do Advento que, pelo quarto ano, vou recriar nas janelas do meu espaço Janela Adentro de 1 de dezembro a 6 de janeiro. em agosto comecei a fazer os primeiros convites. desde alguns dia que já comecei a receber confirmações. vão ser 24 artistas à janela e até hoje à tarde já tinha 10 nomes confirmados. agora já são 12 e espero poder contar com os artistas e autores a quem lancei este desafio. estive o dia super entusiasmada. é tão bom quando a “troco de tão pouco” as pessoas aceitam desafios como estes e ajudam a tornar ideias simples em grandes formas de entusiasmar e encantar outros olhares.  este ano vou ter a espreitar nesta janela as primeiras participações estrangeiras.  pessoas que tive o privilégio de conhecer e com trabalhos artísticos que comunicaram comigo também enquanto artista. na altura certa a lista completa de artistas para este Calendário do Advento será divulgada. ainda falta muito para isso acontecer mas até lá ainda há muito para fazer para que esta janela esteja pronta para receber todos os olhares que virão ao seu encontro ou tantos dos olhares que noutros lugares do mundo estarão atentos a ela. 

15 setembro 2014

do lado de fora // do lado de dentro


  já tinha anunciado que havia aceite o desafio de criar os Frumbles, estes bonecos de pano, do projecto Meet the Frumbles. o dia da grande apresentação, em grande estilo, com a presença da Live Band, já fazia parte da programação independente da Noite Branca na cidade. foi neste lugar que tudo aconteceu e o espaço do meu projecto Janela Adentro foi pequeno para o público que queria vir ao nosso encontro neste dia. finalmente todos nós assistimos a esta Intervenção Interactiva com a Banda ao Vivo e assim descobrimos também muitos maestros durante as actuações. 

 desde que integrei este projecto, para a concepção têxtil destes personagens super divertidos, comecei a fazer os meus registos fotográficos habituais de todo o processo de criação. entretanto depois de conversas surgiu a ideia de apresentarmos este projecto neste formato com banda ao vivo no dia da noite branca e no meu Espaço Janela Adentro. passei por isso a trabalhar no sentido de fazer uma "reportagem fotográfica" dos ensaios da banda e o dia da grande apresentação. como já não actualizava a minha galeria no flickr a algum tempo, com este evento surgiu o momento ideal para criar um novo álbum inteiramente dedicado a este projecto e às pessoas nele envolvidas. [GALERIA]

mais informações poderão descobrir agora AQUI. 

11 setembro 2014

o meu figurino para a Noite Branca I BRAGA


  a contagem começou... mas nunca mais é Sábado!
 o dia 13 de Setembro aproxima-se. no Espaço Janela Adentro fazemos os últimos preparativos. A Live Band está nos seus ensaios. os Frumbles a fazerem os seus aquecimentos de preparação para a grande actuação e eu, como continuo em Modo Frumble, achei que devia começar a pensar no figurino para a Noite Branca na cidade. por estes dias decidi optar por este aqui. está decidido, a Live Band também vai usar bigode! e tu? vais passar a nOite sem bigode?


06 setembro 2014

Passatempo I 1 desenho por 1 porta-chave


 no dia 13 de Setembro, também temos AzEitOnAs por cá, no Espaço JanelaAdEntrO [uma história à janela]. estas não cantam mas miam. quem conhece o meu trabalho já viu os meus gatos de silhueta negra a passearem pela cidade ou a espreitarem à janela, aqui e noutros lugares e cidades. inspirados na minha gata de verdade, as AzEitOnAs nasceram em 2006 e para este dia resolvi lançar este desafio em forma de PASSATEMPO. quem vier ao meu encontro neste lugar, no dia 13 de Setembro e me oferecer um desenho numa folha A4 inspirado no meu gato AzEitOnA de silhueta negra e olhar misterioso faz uma troca. 1 desenho por 1 porta-chave saloia por apenas 1 euro. os desenhos mais fantásticos e criativos serão também integrados numa exposição que irei realizar de comemoração dos 10 anos de criações. sim já vai fazer 10 ANOS! Participa! 

05 setembro 2014

Espaço Janela Adentro. 13 de Setembro I BRAGA


 Neste dia se vieres à cidade não deixes de visitar este espaço. a sala onde desenvolvo alguns dos meus trabalhos criativos estará aberta para ti. Alguns dos meus personagens é certo que têm viajado pelo país e pelo mundo na conquista de sorrisos e na recolha de histórias de todos esses olhares que descobrem as suas silhuetas e se identificam com elas. Mas, outros continuam a viver por cá e estarão a habitar a minha sala de trabalho. Esta sala torna-se assim no cenário ideal para poderes conhecer finalmente o lugar onde esse universo têxtil nasce. Nesta sala poderás encontrar uma mostra de trabalhos em exposição mas que poderão ser adquiridos por ti. Quem sabe neste dia possas encontrar boas oportunidades para adoptar alguns dos seus personagens de pano.

03 setembro 2014

Meet the Frumbles I Concepção Bonecos de Pano by Vânia Kosta


 assim como tenho abraçado outros desafios que me vão sendo lançados, a convite dos autores do projecto Meet the Frumbles, o Luís Fraga e o António Coelho, aceitei dar forma através da mestria dos têxteis aos personagens de pano que o Zé Nuno Fraga desenhou para este projecto.

 com os traços gerais desenhados sobre uma folha de papel e conhecendo as características físicas e da personalidade que cada um destes personagens iriam assumir, procurei dar forma com os tecidos, lançando-me numa pesquisa e experimentação iniciais da estrutura têxtil dos bonecos para que estes pudessem articular-se segundo as espeficicações robóticas que iriam controlar os seus movimentos durante a interacção com o público espectador. não se tratou apenas de "fazer" bonecos de pano, tratou-se sim, de uma exploração e descoberta da especificidade dos materiais para as acções e objectivos a que se propunham.

 desde que o convite para me juntar nesta etapa do projecto me foi feito que nos últimos tempos estive em Modo Frumbles como referi aliás por algumas vezes aqui quando partilhei uns apontamentos do processo de concepção destes bonecos de pano. com os tecidos e as linhas sobre a mesa de trabalho, tratei de dar vida a estes "Monstros" animados, nada assustadores, pelo contrário, extremamente simpáticos, divertidos com aspectos muito peculiares na sua maneira de ser e gostos muito requintadamente estranhos.

 Meet the Frumbles [& Live Band] vai ser apresentado, como uma produção independente, no dia 13 de setembro, em Braga, exactamente no dia da "noite Branca", no meu Espaço Janela Adentro que excepcionalmente abrirá as "janelas" ao "público". neste dia, o projecto convida ainda alguns músicos da cidade, nomeadamente: Alexandre Fernandes, Jorge Castro e Márcio Décio. ligados a bandas bracarenses como Pyroscaphe, La Resistance e Flor do montE, os músicos irão tocar ao vivo em interacção musical com os Frumbles e os espectadores presentes.

 Meet the Frumbles [& Live Band], é assim uma inovadora instalação interactiva com criaturas robóticas que cantam desafinadas ao som de uma banda ao vivo. controladas artificialmente através de creative coding e visão por computador, as criaturas convidam o espectador a conduzir uma orquestra de musicalidade duvidosa, cantando desafinadamente sob o comendo do participante.

 por estes dias estou ansiosa com este momento para ver os personagens de pano que criei para este projecto ganharem vida. no dia 13 de Setembro, vem a Braga, ao nosso encontro neste lugar, ao Espaço Janela Adentro, para te divertires connosco e com os Frumbles.

02 setembro 2014

o meu escritório...


 hoje, este é o meu escritório! estou a trabalhar em projectos novos e vão ser muitas novidades para 2015. por estes dias organizo especialmente toda a informação sobre os Projectos e os Autores que vão ser apresentados no dia 13 de Setembro, no dia da "Noite Branca", aqui em Braga, e especialmente no meu Espaço JanelaAdEntrO [uma história à janela]. estejam atentos e apareçam no dia! Para já posso apenas dizer que este dia promete neste lugar! visitem a página do Projecto Janela Adentro. conheçam o conceito desta Janela e venham conhecer o espaço onde tenho vindo a desenvolver os meus Projectos Artísticos. venham conhecer ainda, excepcionalmente no dia 13 de setembro, o Projecto Meet the Frumbles & Live Band. um projecto concebido por dois amigos e que me convidaram a criar os personagens de pano para este projecto. os Frumbles, que já vos falei num post anterior, uns bonecos de pano muito peculiares e curiosos que estive a trabalhar no último mês, são precisamente os bonecos de pano que fiz a pedido deles para este projecto. Estejam atentos e venham a Braga neste dia procurar-nos neste Espaço Janela Adentro.

01 setembro 2014

Olha o passarinho!


 aqui por casa há muita bicharada querida de todos. muitos de vocês conhecem a minha querida AzEitOnA já tantas vezes retratada em desenhos e através das formas em tecido. é verdade o quanto tem sido responsável pelas silhuetas negras dos gatos de pano que tenho vindo a criar desde 2006, mas entretanto sem contar, como acontecem tantas outras coisas na nossa vida, apareceu o Matias. também já tenho dito, entre amigos, que qualquer dia tenho de criar um gato de pano de silhueta negra com o seu nome e com a sua particular pinta branca no pescoço... mas até então ainda não aconteceu!

 embora sejam semelhantes na cor predominante, não quer dizer que eu tenha preferencia por gatos negros como deverão estar a pensar. se às vezes são atormentados pela ideia que as pessoas têm deles, por acharem que não dão sorte e isto e mais aquilo, felizmente pertenço àquele grupo de pessoas que podem confirmar o quanto isso é errado. a minha AzEitOnA e o meu mAtiAs são uma sorte imensa porque me fazem sorrir todos os dias com as suas diabruras. esperam-me à porta quando sentem que estou para chegar e são quase sempre os primeiros a dar-me os bons dias em casa. adoro quando me desafiam para as brincadeiras... entre tantas outras pequenas coisas que enchem o meu rosto de felicidade.