31 março 2012

a minha cidade é...



esta boneca de pano foi desenvolvida para o projecto entrelinhas e está disponível na loja da Oficina em Guimarães. 

---------
peça. boneca entrelinha
descrição. boneca confeccionada em pano cru (100% aldogão), flanela (100% algodão) e linho com aplicações de feltro no rosto. vestida com Bordado de Guimarães, existe nas 6 cores tradicionais, em: branco; bege; preto; cinza; azul e vermelho. na perna tem escrito "a minha cidade é..." e o cabelo é de lã. possui ainda um coração perfumado com alfazema natural.

informações e encomendas através do contacto. vaniakosta@gmail.com

caixinhas encantadas...



esta colecção de bonecas que habitam pequenas caixinhas foi desenvolvida para o projecto entrelinhas e está disponível na loja Oficina em Guimarães. 

---------

peça. boneca entrelinhas (caixa)
descrição. boneca feita com tecidos de algodão e aplicação de cabelo em lã. rosto pintado e com aplicação de feltro nas bochechas. a boneca é vestida com uma das cores tradicionais do Bordado de Guimarães, existe em: branco; bege; preto; cinza; azul e vermelho. a boneca é perfumada com alfazema natural e tem um coração em feltro. a boneca habita uma caixa forrada com tecido de algodão com um Bordado de Guimarães da mesma cor da boneca.  

informações e encomendas através do contacto. vaniakosta@gmail.com

28 março 2012

museu bastardo * lisboa



brevemente em Lisboa, o Museu Bastardo vai abrir portas. de 12 de Abril a 12 de Maio não percas a oportunidade de conhecer este espaço e o trabalho destes criadores. no entanto até Julho haverá muito mais e tantos outros criadores farão parte deste projecto. visita a página oficial no facebook e segue tudo o que se vai passando por lá.

localização. rua da esperança, nº24, Santos-o-Velho, Lisboa


27 março 2012

um sorriso guardado...


ainda no âmbito do projecto entre.linhas, já estão também prontas para seguirem viagem, estas bonecas de pano. o projecto vai ser apresentado na próxima sexta-feira, dia 30 de março, na montra da loja Oficina em Guimarães. 

para já apenas este apontamento. e ao longe, na barriguinha desta boneca de pano, o bordado de Guimarães...

por enquanto o sorriso desta boneca fica aqui guardado*

24 março 2012

espreitando...


por estes dias tenho andado entusiasmada com o resultado das bonecas que criei para um projecto que vai ser apresentado brevemente (próxima sexta-feira dia 30 de março) na montra da loja Oficina em Guimarães. este projecto integra um grupo de criadores, nomeadamente: o projecto a2, o pédemosca e dedalnodedo. o objectivo deste projecto entre.linhas, tem como tema central o bordado de guimarães

estou ansiosa para conhecer a reacção das pessoas face ao sorriso das minhas bonecas de pano. para já, apenas este apontamento. espreitando daqui... mas em breve partilho um pouco mais destas silhuetas em tecido.


22 março 2012

o berço de verga com que brinquei...


como da história de pedro & inÊs são agora trÊs, ando nos preparativos para fazer esta anunciação na janelaAdEntrO. "resgatei" do sotão vários brinquedos que fizeram parte da minha infância. com eles brinquei. com eles sonhei um dia. com eles viajo hoje nas felizes memórias de ser criança. hoje levei para o atelier este berço com que brinquei com as minhas bonecas. fotografei. este berço já havia sido "restaurado" pela minha mãe há alguns anos atrás. hoje chegou a minha vez de lhe restituir a mesma magia que outrora encantou um pequeno sorriso. o meu, no momento em que o recebi pelas mãos dos meus pais este belíssimo presente. estes tecidos, que muitas memórias me trazem, vão ser lavados e guardados. quero fazer algo especial com eles um dia. e este berço de verga, comprado há quase 27 anos, nos cesteiros, na rua de são marcos em braga (casa esta que infelizmente já fechou há alguns anos atrás também), continua a existir para falar de memórias. *

20 março 2012

e assim nasceu...


[da história de pedro & inês são agora trÊs ♥ a anunciação vai acontecer. a todos os olhares que passeiam pela rua da cidade uma atenção especial às janelas. elas vão revelar esta história durante o mês de abril. e ontém o que fui eu espreitar? a google estava assim. aqui com mais umas pequenas montagens para celebrar o dia primeiro do pequeno sorriso da história de pedro & inês! *]

17 março 2012

novelos de lã...


as brincadeiras da azeitona. adora sobretudo caixas de cartão. caixas de sapatos deixaram de servir como dantes. mas caixas de cartão... salta lá para dentro. espreita. volta a saltar para fora. de repente salta de novo para entrar. e se aparecem bolas de papel neste cenário de brincadeira rapidamente a azeitona trata de as espalhar pela casa. num piscar de olhos encontra também uns novelos de lã pelo caminho. os novelos vão desfazendo-se à sua passagem. os fios entrelaçam-se nas patas, nas orelhas e... miau miau miau miau... a azeitona continua a sua brincadeira!  *

---------

peça. gato azeitona
descrição. gato azeitona feito com duas faces diferentes. a de trás é com tecido de algodão e a face da frente é de flanela preta que é ilustrada com aplicação de um rato em feltro. possui ainda um pequeno novelo de lã que é fixado no rato e que pode ser colocado como pretender. possui ainda uma fita de cetim com guizo. 

informações e encomendas através do contacto. vaniakosta@gmail.com

16 março 2012

Workshop de bonecos de pano * Guimarães

vai decorrer, durante o mês de maio, no espaço Oficina em Guimarães, um workshop de bonecos de pano. 

as inscrições já estão abertas!

"dentro da confecção têxtil e a partir da memória de um tempo de infância em que era frequente as crianças construírem os seus próprios brinquedos, propomos a cada participante que crie uma personagens especial lembrado estes momentos."


datas. 5, 12, 19 e 26 de maio
horário. das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
formadora. vÂniA kOstA
data limite de inscrições. 27 de abril
local. Espaço Oficina (Guimarães)


blocos de notas...


aqui uma pequena viagem pelos blocos de notas que encantam todos os dias um lápis que dança da mão de alguém! * (e alguns pormenores que adoro destes blocos de notas antigos e que encontrávamos, noutros tempos, nos balcões das mercearias e das casas de ferragens) quando acabarem vou ter saudades deles! por enquanto continuo a tê-los por cá...



artigo. bloco de notas tamanho pequeno com aplicação de coração em feltro
medidas. 10,50 cm x 7,50 cm . 40 folhas xadrês
STOCK LIMITADO


artigo. bloco de notas tamanho grande com aplicação de coração em feltro
medidas. 13,20 cm x 8,60 cm . 60 folhas pautado
STOCK LIMITADO


artigo. bloco de notas tamanho grande com aplicação de flor em feltro
medidas. 13,20 cm x 8,60 cm . 60 folhas pautado
STOCK LIMITADO


artigo. bloco de notas tamanho pequeno com aplicação de boneca saloia em tecido e fita de cetim com guizo na extremidade
medidas. 10,30 cm x 7,20 cm . 60 folhas pautadas
STOCK LIMITADO

12 março 2012

coração de viana...


entregaram-me um coração de viana há uns meses atrás. o desafio foi colocado. teria de integrar este coração de viana numa pregadeira. sabia que queria criar algo diferente. fui olhando para este coração procurando as linhas que conduziriam este trabalho. algumas ideias esboçadas num caderno mas nada que me levasse a iniciar o processo de criação da peça com o entusiasmo necessário. e eis que aconteceu. um dia fez-se um click. um novo desafio superado. uma pregadeira com toque contemporâneo integrando um coração de viana que guarda em si uma história partilhar para quem o recebeu um dia... e hoje usa-o com uma nova imagem! *

bordando guimarães...


em breve, na cidade de Guimarães será partilhado um novo projecto que integra um grupo de criadores. um desafio que abracei sem pestanejar. e assim têm sido estes dias aqui pelo atelier, quase sem pestanejar de tanto trabalho sobre a mesa! estou ansiosa para partilhar este apontamento e apresentar como deve ser estas novas personagens. já falta pouco! muito pouco. no final deste mês provavelmente já haverão mais novidades. este singelo apontamento serve apenas para aguçar a curiosidade *

08 março 2012

a história de pedro & inês



uma história escrita pelos meninos da Creche de Braga. orientação da Educadora Catarina Mouta. esta história nasce no âmbito de um projecto de turma. Colecção "Histórias para a Vida".


A história de Pedro & Inês 

 Era uma vez a Inês. Ela foi de avião para Paris para ver um filme e depois viu o Pedro no cinema e eles conheceram-se. Enquanto o filme não começava eles falaram um com o outro. A Inês disse ao Pedro que se chamava Inês e o Pedro disse à Inês que se chamava Pedro. 

 Quando o filme acabou eles foram embora e foram jantar. Foram jantar fora a um restaurante e comeram esparguete com carne. Estiveram a conversar sobre o Planeta Terra. A Inês disse ao Pedro que trabalhava num Jardim Zoológico e o Pedro disse à Inês que era agricultor e plantava cenouras, alface, bananas, maças e legumes. 

 Eles gostaram de conversar um com o outro mas era de noite e eles tinham de ir dormir para o hotel. 

 Disseram: Xau! Boa noite! e deram os números de telemóvel um ao outro. 

 No dia seguinte foram apanhar o avião para voltar para casa. 

 Quando chegaram a casa, em Braga, telefonaram. O Pedro telefonou para a Inês porque queria ir passear com ela. Convidou-a apara ir a um Jardim. 

 Encontraram-se  no Jardim de Santa Bárbara. Depois o Pedro deu uma prenda à Inês, era um lacinho para o cabelo que ficava bem com o vestido às bolinhas cor-de-rosa. A Inês disse: Obrigada! e deu-lhe um beijinho. Eles foram buscar pipocas e sentaram-se a comer. Depois eles beijaram-se e o Pedro perguntou à Inês: Queres casar comigo? E a Inês disse que queria. 

 Eles casaram e viveram felizes para sempre. 

 Um dia a Inês disse ao Pedro que tinha um bebé na barriga dela... 

...estamos à espera que o bebé nasça para lhe fazermos miminhos, dar beijinhos e abraços. 

 E cócegas?...

quem veio visitar o pedro & inês neste dia?


e hoje seguiu-se uma visita à Casa do Pedro & Inês. os meninos tocaram à campainha. o Pedro & Inês já aguardavam entusiasmados a visita. abriram a porta. pela escadaria os primeiros passos. entusiasmo pairava no ar. e os primeiros passos iam chegando ao salão. olhares atentos a tudo o quanto estava presente em rodor. e eis que um olhar mais atento avista o Pedro & Inês sentados no sofá.

todos quiseram tocar na barriga da inês. afinal o pedro & inês vão ter um bebé que nasce em breve...

um enorme abraço cheio de ternura e carinho à catarina por se ter lembrado de enriquecer a história do meu Pedro & Inês com este belíssimo apontamento. aos meninos e meninas um doce beijinho com toque a bolachinhas de canela! :) *


06 março 2012

água...


um novo desafio foi-me colocado. sobre a mesa já alguns apontamentos. as primeiras impressões destes dias mergulhados na montanha. algumas fotografias do primeiro contacto com o local. algures, numa das aldeias do xisto. um imenso património que vamos explorar e descobrir nos próximos meses. as formas. as gentes. o património cultural e ambiental que a todos pertence e que todos devem cuidar. e no centro de tudo isto, o elemento ÁguA. ela está no cerne deste projecto que pretende desenvolver novas criações exploradas nas mais diversas áreas, nomeadamente nos têxteis, no vidro,  na cerâmica,  na madeira e na joalharia. durante os próximos meses vou concentrar-me, como alguns dos meus colegas, no elemento ÁguA. que comece o trabalho...