27 abril 2010

um pedido especial... de viagem ao Uruguai!


um salpico de algodão personalizado. diferentes apontamento cor-de-rosa, uma pequena ovelhinha eram alguns dos elementos que fariam parte desta personagem. a Lhasa nasceu e do seu quarto este salpico de algodão vai sorrir. por agora viaja até ao Uruguai...

23 abril 2010

em conversa na RUM...


escolhidas algumas personagens que me iriam acompanhar nesta pequena “aventura”, segui para os estúdios da RUM. o convite lançado pelo José Reis para uma conversa sobre os diversos apontamentos que tenho vindo a desenvolver e a partilhar ao longo deste blog foi aceite com entusiasmo. durante alguns minutos falei de pormenores das tantas histórias que abraçam as minhas personagens de pano. embora sinta que tenha tropeçado em algumas palavras o momento fica registado e permite divulgar num formato diferente este projecto. assim sendo, sintoniza a RUM - Rádio Universitária do Minho [www.rum.pt] hoje, dia 23 de Abril a partir das 20h pois vou estar em conversa com José Reis sobre diversos apontamentos deste projecto. 

22 abril 2010

escrevendo...



pedro escreve a inês a palavra saudade.

aguardando pela visita...

as horas foram passando e a inês não apareceu. “tens uma folha de papel?”, perguntou. quero escrever uma palavra.

vivendo no salão...


já aguardava ansiosa a chegada dos móveis da avó. quando naquele dia os vi cobertos de pó, num ambiente de humidade, tristeza e abandono fui abraçada pelas memórias de outrora. hoje, as suas silhuetas voltam a ganhar vida. aos poucos o salão vai sendo salpicado de criações contadoras de histórias. aos poucos o salão vai sendo salpicado de objectos contadores de tantas outras histórias. o tempo. memórias. e elas abraçam-se umas às outras. e as palavras que se vão escrevendo da memória doce ora triste dos dias alimentam a história de tantas vidas que se cruzam.

19 abril 2010

mArisA mAtA- sEixAl

Se bem se lembram em sEtEmbrO de 2009, lancei aqui um pequeno desafio. O passatempo consistia em responder a um pequeno questionário direccionado às saloias que tenham sido adoptadas por aí, mais concretamente às saloias porta-chaves. No entanto, parece que algumas das que foram aplicadas em notebooks não resistiram também em lançar-se a este desafio. Durante os próximos dias irei partilhar com vocês algumas participações. [2º exemplo. marisa mata - seixal]
" Jornalista: Boa tarde menina Saloia, seja muito bem vinda à rádio Amora! Não sei se sabe mas a menina é uma novidade aqui na terra e como tal os nossos ouvintes gostariam de saber um pouco mais acerca de si!
Saloia: Boa tarde a todos e muito obrigada por este convite! Realmente tenho notado que para onde quer que vá sou olhada com alguma curiosidade sim... Realmente devo ser uma novidade para estes lados! (risos)Tenho todo o gosto em conversar consigo, aliás eu adoro conversar! Podemos ficar aqui toda a tarde, pergunte o que quiser! (risos)
J:  Começo então por lhe perguntar onde foi adquirida menina Saloia?
S: Olhe fui adoptada numa visita que a minha mãe-adoptiva fez ao atelier da minha mãe-criadora, em Braga! Eu e as minhas manas Saloias-Bloquinhos e Saloias-Porta-chaves nascemos todas lá! Ah mas tem de entrevistá-las também porque também elas têm muitas histórias para contar!
J: Há quanto tempo foi adoptada?
S: Foi há poucos meses, como pode ver ainda sou muito fresca, muito nova!  Em Julho passado a minha mãe-adoptiva vinha do Gerês, conhece o Gerês? Ah mas tem de visitar! Que sítio bonito! É um Paraíso aqui na Terra! Mas o que foi mesmo que me perguntou?... Ah! Sim a minha mãe-adoptiva vinha do Gerês e visitou o atelier e, inspirada pelos ares da Serra, escolheu a Saloia mais bonita que lá estava: EU! (risos)
J: Quando foi adoptada deram-lhe um nome?
S: Ah com certeza! A minha mãe-adoptiva chamou-me logo Saloínha Tagarela! Porque sou pequenina e muito conversadora! (risos)
J: Que chaves guardou? Se tem outra finalidade, mencione qual por favor.
S: Chaves?! Como pode ver sou uma Saloia-Bloquinho não uma Saloia-Porta-chaves como as minhas irmãs, portanto não guardo chaves!! Mas olhe neste momento realmente guardo algo sim, guardo as palavras que a minha mãe-criadora dedicou à minha mãe-adoptiva! Que palavras bonitas! Quer que as leia para os ouvintes?
J: Agradeço menina Saloia mas realmente em rádio temos o tempo muito contado... Temos de avançar com as perguntas que ainda faltam, por favor enumere  três cidades por onde tenha andado.
S: Olhe nasci em Braga! Que é uma cidade lindíssima! Conhece? Ah mas tem de visitar! Quando for diga-me que eu indico-lhe vários pontos de interesse, como a Sé de Braga que é de paragem obrigatória! E também lhe indico uns bazares muito giros onde ainda vendem coisas antigas e um restaurante muito bom! Ah e claro, tem de passar no atelier da minha mãe-criadora! Não pode deixar de lá ir! Vai ficar encantado! Bem mas o que foi mesmo que me perguntou?... Ah! As cidades! Pois então nasci em Braga e actualmente vivo na Amora, concelho do Seixal, que também é uma cidade lindíssima! Conhece? Ah mas tem de visitar! A Amora e o Seixal são separados por um rio portanto pode imaginar a beleza que isso dá às 2 terras não é?  Mas também já passeei pela Charneca-de-Caparica! Conhece? Fica pertinho pertinho da Costa-de-Caparica portanto já cheira a mar e praia e sol... Ah a praia! Adoro a praia! Desde que vim para cá tenho ido muito à praia!!
J: E quantas vezes tomou banho?
S: Ai banhos já lhes perdi a conta mas só de sol porque as minhas folhas delicadas são muito sensíveis à água do mar!
J: Bem menina Saloínha termino esta entrevista com a pergunta que todos os nossos ouvintes decerto gostariam de lhe colocar: para quando mais Saloias aqui na Amora?
S: Olhe de certeza absoluta no próximo Verão quando a minha mãe-adoptiva voltar ao Gerês! É que apesar de viver cá com familiares (uma Azeitona, um Salpico-Angelical, uma donzela, 1 eterno-abraço-pregadeira e um eterno-abraço Coração) e agora terem chegado mais 2 familiares, sinto falta duma mana para conversar aquelas coisas de irmãs sabe? E portanto já pedi à minha mãe-adoptiva para me trazer uma da próxima vez que passar no atelier!
J: Ficamos então a aguardar a chegada de mais familiares seus para trazerem ainda mais colorido à nossa terra! Muito obrigada por ter vindo, foi um gosto falar consigo!
S: Oh já terminou mesmo? Mas eu ainda tinha tanto para contar...tem de me prometer que me deixa vir num outro dia contar mais histórias!!
J: Lamento mas temos mesmo de terminar porque infelizmente já esgotamos todo o nosso tempo de entrevista...mas fica prometido a si e aos nossos ouvintes que assim que chegar uma irmã sua vêm ambas ao programa para uma entrevista, combinado?
S: Combinadíssimo! E eu trago os outros familiares também  e vai ser uma entrevista em grande, vai ver! Então até breve e um beijinho muito grande às minhas manas e à minha mãe-criadora que devem estar a ouvir-me!!!!"

18 abril 2010

um pedido especial... mobile de criança


brevemente vai nascer um bébé. o desafio era criar algo especial tendo como tema principal “estrelas”. e assim nasceu o afonso. sentado na sua estrela olha tudo à sua volta. 

quando ainda estava comigo...

[e descobri este registo. um passeio com o salpico de primavera. num dia de inverso passeamos junto ao mar. por onde andará ela agora?]

15 abril 2010

a primeira aqui a chegar...


o primeiro bolbo a chegar aqui veio pelas mãos de uma visita. Já um apontamento verde espreitava no pequeno vaso de plástico que foi rapidamente substituído por algo especial. restava aguardar que a flor deste jacinto sorrisse. a semana foi atribulada mas quando ontem entrei no salão senti de imediato o cheiro tão doce e tranquilizante do jacinto. a flor sorriu salpicada de rosa. agora faltam chegar outras como ela, outras diferentes, para que não se sinta aqui sozinha.

08 abril 2010

uma encomenda especial... álbum de casamento



desde sempre tive entusiasmo para criar os meus álbuns de fotografias. No entanto, além dos amigos nunca tinha sido desafiada por mais ninguém. “Gostávamos de ter um álbum de casamento diferente”. E fui convidada a “entrar” na cerimónia. Para inspirar-me e absorver um pouco na atmosfera e conhecer algumas das particularidades desta história de amor, ouvi relatos simpáticos de peripécias, vi fotografias, conheci pormenores que me iriam auxiliar nos apontamentos criativos que dariam formas a este álbum. O resultado está à vista. E eu adorei ter feito parte deste objecto que a partir de hoje guardará em si a lembrança deste dia especial."

06 abril 2010

da varanda da cidade...

num dia de sol alguns apontamentos da varanda da cidade. de olhar atento. prestando atenção a pormenores muito pequenos deste jardim. de olhar mais de perto. bem perto. estes pedacinhos aqui. apontamentos dessas descobertas. 

nas arrumações...



sempre que há arrumações e caixas de cartão por perto, a azeitona diverte-se a saltitar de caixa em caixa. e eu divirto-me a fotografar!

02 abril 2010

gostam assim?


sempre que a joana faz uma visita ao atelier, segue-se uma sessão fotográfica com o pedro. coloca-o no sofá. coloca-o no banco. cruza as pernas. afinal senta-o no chão. "asta quase...", penso. pega nela. senta-a assim. não assim fica melhor. e mais um jeitinho. e está pronto. "já podes fotografar!", responde. por isso hoje, ele também fotografou com a “personagem” que da janela espreita as pessoas que passeiam pelas ruas da cidade. como será da próxima vez?

uma encomenda especial... uma história ilustrada


um quadro salpicado de pormenores de uma história de amor.