30 junho 2009

no banco vermelho...

no banco branco...

Prémio Nacional de Artesanato FIl 2009


dos vários objectivos para 2009...

tendo como referência o tema “fios, teias e tecidos” para o prémio nacional de artesanato 2009, resolvi criar uma peça (uma personagem de pano) que fosse no seu todo significativa do “universo” que tenho vindo a desenvolver desde que iniciei o meu projecto de design e criação de personagens de pano.

a silhueta desta personagem (que acaba por ser um auto-retrato) teria de reflectir assim diversos apontamentos que caracterizam as criações que desenvolvo desde então através da linguagem dos afectos. o vestido que cobre a silhueta da personagem transforma-se, como as páginas de um caderno, num suporte contador de uma estória. desta forma, a superfície deste vestido foi ganhando significado à medida que sobre ele fui aplicando diversos “apontamentos ilustrados” em feltro também “entrelaçados” com as palavras que compõe o título desta criação. cada composição criada sobre o vestido detém um significado próprio, fortemente ligado à linguagem afectiva que impulsionou este projecto. o entusiasmo, a persistência, a criatividade continuam a ser ingredientes essenciais para a concretização desta forma de vida.


[terminada a peça e como nos dizem as fotografias, lá andei eu de novo pela cidade com a boneca “debaixo do braço” a tirar fotografias. e mais uma vez tantos olhares curiosos nos seguiram pelos diversos recantos do bom jesus. uma manhã divertida.]

pormenores para partilhar...



aqui está um espaço salpicado de pormenores encantados. em cada recanto do stand encontramos mais um. e outro. e mais um. segue-se um sorriso. e mais um (o meu) e aqui segue um enorme obrigada pelo carinho a todos vocês!
[Esta última personagem não diz as horas, mas sai da casinha para dizer olá! Este em particular até já levantou voo.Por onde andarás tu agora?]

FIA 2009 - stand 1G_28



até ao próximo dia 5 de julho estarei rodeada das minhas personagens de pano no pavilhão 1 da feira Internacional de artesanato de lisboa.

27 junho 2009

olhando em volta dela...



[simplesmente através da linguagem do coração]

a peça para o Concurso de Artesanato FIl 2009



simplesmente através da linguagem do coração, é a peça que apresento para o concurso de artesanato na FIL2009. personagens que comunicam através de um e(terno) abraço [procuro designar e(terno) na medida em que as personagens comunicam entre si através de um terno abraço que procura tornar esta ligação, esta união eterna no tempo].  na superfície da silhueta desta peça,  representei elementos que pudessem contar esta história de amor. para simbolizar as enumeras cartas de amor escritas um ao outro, apliquei diversas ilustrações em feltro retratando este episódio. olhando em redor da peça seguindo as aplicações ilustradas é narrado o momento em que ele seguindo de bicicleta até uma caixa de correio coloca uma carta de amor para a sua amada. vemos ainda uma pomba branca que leva no seu bico uma carta para ela, que espreitando à janela aguarda as palavras do seu amado. nestas cartas trocam provas amor, partilham sonhos e desejos. sonham com a sua casa, elemento também representado. sonham com o seu primeiro filho, elemento discretamente representada junto dos seus corações.

durante a feira internacional de artesanato (que decorrerá de 27 de Junho a 5 de julho), poderá ver esta e muitas outras peças ao visitar o stand-1G28. neste espaço, procurei salpicar com diversos apontamentos de cor algumas das minhas criações que comunicam com cada um de nós através da linguagem dos afectos. 

24 junho 2009

em comemoração dos 900 anos de D.Afonso Henriques


[este não há dúvida, nasceu em Braga num recanto da minha casa-atelier! um pedido especial para a loja Artiago em Guimarães e que já aguardava ansiosa partilhar com vocês. Acho que me apaixonei por este D.Afonso Henriques!]

Festas de S.João - Braga


do balcão da Livraria Centésima Página, sorriem-nos algumas das pregadeiras inspiradas nas festividades da cidade. simpáticas donzelas que passeiam pelas ruas da cidade com um doce manjerico ao colo. Na bandeirinha escrevi, “meu doce manjerico perfumas de festividade as ruas da cidade”. algumas desta delicadas pregadeiras seguem comigo para Lisboa esta semana! vamos lá ver se também farão sucesso por lá.

20 junho 2009

Feira Medieval do Marão - Aboadela




escolhidas as peças para a feira medieval seguimos rumo a amarante. o tilintar dos guizos criaram melodias durante a viagem. bem cedinho, assim que a noite acordou, o galo da vizinha cantou. saltamos da cama e seguimos para o recinto da Feira. Seguiu-se uma tarde diferente salpicada de cores, animação, música, um caldo verde, pão e sardinha para reconfortar o paladar. [atenção à colher de madeira!]

06 junho 2009

brevemente rumo a Lisboa...

Aproximando-se o dia da viajem rumo a Lisboa para participar na FIA 2009 [Feira Internacional do Artesanato] que este ano se realiza de 27 de Junho a 5 Julho. Castelos de caixas de sapatos amontoadas no atelier. Lá dentro, olhares ansiosos por conquistar novos sorrisos ou dizer de novo olá a todos aqueles que já conheceram este “pequeno universo”. Por agora há que escolher e recolher as personagens que viajaram comigo. na hora da decisão todas levantam o braço: "Eu quero ir!; "Eu também quero!"; "E mais eu!"

04 junho 2009

Exposição: simplesmente através da linguagem do coração...

durante o mês de Junho na montra da loja Artiago, em Guimarães, está patente a exposição intitulada “simplesmente através da linguagem do coração”. a montra foi salpicada com diferentes apontamentos de cor, alegria, ternura e encanto que nos falam através da linguagem dos afectos em cada uma das criações por mim assinadas. Desde que me deixei guiar pelo entusiasmo do simples gesto de criar, muitas têm sido as personagens de pano que nos têm vindo a encantar com o seu olhar terno e sonhador. doje, estas personagens olham curiosas as gentes que passeiam pela ruas de guimarães.

01 junho 2009

da minha alegre casinha...


[saem sacos e caixinhas salpicadas de personagens que viajam para diversos recantos do país e do mundo. e estas casinhas em particular continuam a encantar. quase perco a conta de quantas já “construí”. o segredo? acho que a pequena azeitona negra no telhado tem contribuído para isso.]