25 outubro 2007

lançando desejos ao mar...

Esta semana comecei a separar algumas peças para esta exposição e a colocá-las em caixas e mais caixinhas. Gostava muito de surpreender as pessoas e por isso é que continuo com uma entusiástica vontade de terminar umas pequenas surpresas para salpicar alguns recantos da Biblioteca [assim como fiz na Exposição na Torre de Menagem, embora desta vez nem vá tentar escrever no chão, paciência!] O Atelier e um pouco por toda a casa [desculpa!] andam caixas espalhadas por todo o lado. São inúmeros materiais espalhados pela mesa e que a Azeitona amavelmente ajuda a "arrumar". As ilustrações estão prontinhas. Mas continuo a preparar algumas dessas "pequenas" surpresas! Já são horas de voltar para o Atelier...

Exposição "Silhuetas de Fantasia" 2 a 17 de Novembro, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva - Braga

"Silhuetas de Fantasia"
Exposição de personagens de pano e ilustração – VâniaKosta

Numa simples caixinha de costura, guardo diferentes objectos. Recorro com frequência a todos eles para criar as minhas personagens de pano. A Fantasia, a Imaginação, a Intuição, o Mistério e o Sonho continuam a ser ingredientes essenciais para este preparado de encantamento que tem conquistado muitos sorrisos e o maior de todos eles é aquele que nasce no meu rosto todos os dias por sentir o abraço terno de tantas crianças e crescidos que assim como eu não deixam de sonhar.
Esta exposição acolhe diversas personagens de pano e ilustrações alusivas à estória “E assim nasceu Perna Longa”. Uma vez mais partilho tantas das silhuetas de fantasia que mantêm as portas do meu mundo encantado entreabertas e por onde alguns de “nós” não hesitam em entrar.

20 outubro 2007

Obra a concurso ao no 6ºPrémio de Amadeu de Souza-Cardoso (2007)

Autora: Vânia Kosta
Escultura: “de memórias tece o tempo este ser”
(com. x larg. X alt.) (50cm x 60cm x 116cm)

pelas ruelas de Amarante...


durante um passeio pelas ruelas de amarante fui surpreendida por um familiar do evaristo que acenava entusiasticamente numa montra da cidade.

11 outubro 2007

finalmente um expositor personalizado...


[na verdade já tinha sido falado a algum tempo… mesmo há muito tempo…]

finalmente terminei um expositor apropriado para acolher as saloias, os notebooks e algumas das novas e pequenas criações, nomeadamente as casitas e os gatinhos azeitona, que tanto sucesso fizeram na feira de artesanato de vila do conde.

todas estas criações de bolso, se assim quiserem chamar, por terem um tamanho particularmente simpático para levar a passear, continuam a fazer as delícias dos “visitantes” da Livraria Centésima página. aqui vai um enorme abraço para todos eles.

alegro-me por sentir que estas minhas criações foram e continuam a ser simpaticamente acolhidas pela Centésima.

adoptados pela Baby Details




depois de alguns membros da família peúga, das pequenas saloias, dos gatinhos azeitona e de algumas almofadas terem sido adoptados pela Baby Details no início desta semana eis que ontém resolvi fazer-lhes uma visita. pelo que vi estão todos muito contentes!

Baby Details, Rua Brito Capelo, 1419, 4450-079 Matosinhos

09 outubro 2007

on the other hand/sombra-clara


"O Museu dos Biscainhos recebeu entre 19 de Maio e 19 de Junho de 2007 a intervenção de um conjunto heterogéneo de artistas que se integrou em todo o seu percurso expositivo permanente:

Adelina Lopes, Adriano Faria, Ana Caldas, Ana Pascoal, Bento Duarte, Carla Cruz, Carlos Fortes, Carla Mendes, Franklin Pereira, Helena Cordeiro, Helena Santos, Hugo Calçada, Inês Ferreira, Iva Dias, Joana de Deus, Joana Pinheiro, João Foldenfjord, João Noutel, Manuela São Simão (+ Sem Palco), Micaela Amaral, Miguel Meira, Paulo Neves, Paulo Nogueira, Ricardo Fiúza, Rita Carvalho, Sofia de Carvalho, Teixeira Barbosa, Teresa Luzio, Vânia Kosta e Valter Hugo Mãe.

A inauguração aconteceu no âmbito da "Noite nos Museus" e contou com a participação da Arte Total, Audiência Zero/Sem Palco, Space Ensemble, Ana Taboada, Franklin Pereira, Comércio Justo, Cor de Tangerina, Delta Cafés e Niepoort.

A exposição e os eventos a ela associados foram registados num CD interactivo que vai ser apresentado no dia 12 de Outubro às 22h no estaleiro cultural Velha-a-Branca (Largo da Senhora-a-Branca nº 23, Braga) e no dia 27 de Outubro às 19h na Cooperativa Gesto (Rua Cândido dos Reis nº 64, Porto). "


Concepção e Organização
João Acciaioli Catalão (
coraloaria@gmail.com),
Alberto Silva (
aacs@portugalmail.pt)
e Museu dos Biscainhos (Tel. 253204650)

02 outubro 2007

Exposição - Biblioteca Municipal de Cabeceiras de Basto



Hoje, a Joana fez-me chegar fotografias da pequena Exposição “E assim nasceu Perna Longa”, presente na Biblioteca Municipal de Cabeceiras de Basto. Obrigada Joana! Fico contente por saber que as minhas personagens de pano têm sido acolhidas com ternura!
Esta exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 12h30m e entre as 14h00 e as 17h30m na Biblioteca Municipal de Cabeceiras de Basto – Arco de Baúlhe até ao próximo dia 25 de Outubro.

01 outubro 2007

novo visual da campainha...

se a porta estiver fechada [normalmente esta], não hesites em tentar bater à porta ou tocar à campainha.